A preocupação com a gestão
da aula no Programa Mais Educação tem nos levado a pensar qual será
o diferencial que ocorrerá na aprendizagem com a implantação do
mesmo. Segundo Jaqueline Moll, diretora de Currículos e Educação
Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da
Educação defende que ampliar o tempo na escola não significa fazer
mais do mesmo, mas: "[...] garantir aprendizagens e reinventar o
modo de organização dos tempos, espaços e lógicas que presidem os
processos escolares, superando o caráter discursivo e abstrato,
predominante nas práticas escolares". (2012, p.133).
Nesse sentido, o nosso
trabalho é que os estudantes melhore no desempenho escolar,
participem de atividades de cultura, arte, esporte e lazer, que
possam contribuir para que a escola se torne um espaço educativo e
atrativo.
As nossas ações estão
voltadas para a construção de uma cidade educadora, que exige um
trabalho coletivo e parcerias com outras instancias educacionais.
Para isto, estamos articulando relações com agentes educativos, e
contamos com as parcerias: da Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul - UEMS, Unidade de Nova Andradina; União das Instituições
Educacionais do Estado de São Paulo - UNIESP; Secretaria Municipal
de Educação Cultura e Esporte; Departamento de Cultura; Biblioteca
Municipal; Museu Municipal; e outros.
O conceito de Cidade
Educadora concebe a cidade como um agente educativo, assim entendida
por diferentes civilizações. A Comunidade de Aprendizagem segundo
Torres (2003, p.83). “é definida como uma comunidade organizada
que constrói um projeto educativo e cultural próprio para educar a
si própria, suas crianças, seus jovens e adultos, [...].
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