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terça-feira, 3 de junho de 2014

FORMANDO UMA CIDADE EDUCADORA




A preocupação com a gestão da aula no Programa Mais Educação tem nos levado a pensar qual será o diferencial que ocorrerá na aprendizagem com a implantação do mesmo. Segundo Jaqueline Moll, diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação defende que ampliar o tempo na escola não significa fazer mais do mesmo, mas: "[...] garantir aprendizagens e reinventar o modo de organização dos tempos, espaços e lógicas que presidem os processos escolares, superando o caráter discursivo e abstrato, predominante nas práticas escolares". (2012, p.133).
Nesse sentido, o nosso trabalho é que os estudantes melhore no desempenho escolar, participem de atividades de cultura, arte, esporte e lazer, que possam contribuir para que a escola se torne um espaço educativo e atrativo.
As nossas ações estão voltadas para a construção de uma cidade educadora, que exige um trabalho coletivo e parcerias com outras instancias educacionais. Para isto, estamos articulando relações com agentes educativos, e contamos com as parcerias: da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade de Nova Andradina; União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo - UNIESP; Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte; Departamento de Cultura; Biblioteca Municipal; Museu Municipal; e outros.
O conceito de Cidade Educadora concebe a cidade como um agente educativo, assim entendida por diferentes civilizações. A Comunidade de Aprendizagem segundo Torres (2003, p.83). “é definida como uma comunidade organizada que constrói um projeto educativo e cultural próprio para educar a si própria, suas crianças, seus jovens e adultos, [...].

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